M-Benz produzirá cinto de segurança inflável
Os “airbags” apareceram primeiro nos painéis frontais dos carros, depois passaram pelas laterais e bancos e agora estão até nos cintos de segurança. Os chamados “beltbags”, utilizados em veículos da Ford e Lexus, também poderão ser encontrados em automóveis Mercedes-Benz. A função do recurso é diminuir o impacto sobre a caixa torácica do passageiro no banco traseiro.
Em comunicado, a montadora alemã confirmou que vai produzir os cintos infláveis e oferecê-lo como item de série a um modelo ainda não especificado. A montadora também não divulgou nenhuma data de estréia do novo equipamento, que serve para proteger os ocupantes que viajam no banco traseiro. Os “beltbags” da Mercedes são acionados apenas em casos de choque dianteiro. No caso desse tipo de colisão, a central de controle do equipamento aciona um gerador de gás que infla diversas camadas do cinto, cujo tamanho aumenta até três vezes.
De acordo com a Mercedes Benz, o equipamento deverá ser muito importante nos países em desenvolvimento, onde o índice de ocupação dos bancos traseiros chega a até 30 por cento, muito mais do que ocorre na Europa. Como outros equipamentos de vanguarda, a tecnologia chegará ao mercado inicialmente nos modelos mais luxuosos e caros para, posteriormente, ser estendida a toda a gama da marca alemã.