Linha de caminhões extrapesados TGX da MAN é lançada pela Servopa em Curitiba
O resultado dos investimentos constantes em inovação é uma linha de motores mundialmente reconhecida por sua qualidade e tecnologia, como o MAN D26 de 12 litros e 440 cavalos de potência, utilizado nos caminhões brasileiros. Dotado de tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) com pós-tratamento dos gases de exaustão, que utiliza o ARLA 32 (solução aquosa a base de uréia), o D26 está plenamente preparado para atender às normas de emissões do Proconve P-7 (equivalente ao Euro 5).
O design dos caminhões MAN TGX é um capítulo a parte. Definidos por linhas firmes com parte frontal da cabine dominada por um desenho em V, os veículos passam uma imagem imponente graças a detalhes externos como o acabamento brilhante da grade do radiador, os defletores de ar, os cromados e os faróis.
As cabines, conhecidas por apresentarem o maior espaço interno da categoria e maior conforto ao condutor, também são itens de exclusividade dos caminhões MAN produzidos no Brasil. “Nelas, há liberdade de movimentos para seus ocupantes, aliada à agradável sensação que a combinação de tecidos e cores dos acabamentos oferecem”, destacou Roger Pedroso.
Antes de chegar às concessionárias do Brasil, os veículos TGX percorreram um longo trajeto. Em três anos, foram mais de R$ 100 milhões de investimento, 6 milhões de quilômetros e 100 mil horas de testes em campo, em condições extremas.
Os veículos passaram por diversas etapas de avaliação interna até serem 100% aprovados pelas áreas de Engenharia, Qualidade e Pós-Vendas da montadora.
Uma novidade nos novos caminhões MAN TGX é o sistema auxiliar de freios EVBec. Com grande potência de frenagem, de 400 cv, o sistema auxilia as operações de descidas com maior segurança, reduzindo a necessidade de utilização dos freios de serviço e minimizando o seu desgaste. O novo sistema garante uma maior segurança ao condutor durante a operação com o veículo carregado. Todos os modelos de caminhão da série brasileira MAN TGX são equipados com transmissão automatizada MAN TipMatic.
Eles estão equipados com freios de serviço a tambor nos eixos dianteiros e traseiros. Uma das vantagens da utilização desses freios é a grande eficiência no processo de frenagem com baixo custo de manutenção. Além disso, os novos caminhões trazem o sistema ABS que impede o travamento das rodas em pisos com baixa aderência ao solo. O sistema EBS também está disponível nos caminhões MAN TGX. Uma perfeita distribuição de frenagem, evitando desvios de trajetória em curvas.
Os caminhões MAN TGX apresentam uma das maiores capacidades de tração do mercado e estão disponíveis com duas opções de eixos traseiros para atender as necessidades de transporte de cada cliente. Os eixos traseiros hipóide, sem redução nos cubos da roda, privilegiam o consumo de combustível do caminhão, enquanto os eixos traseiros planetários, com redução nos cubos da roda, são indicados para situações mais severas de operação.
Participaram do lançamento mais de 300 clientes da concessionária, que conheceram todos os detalhes e novidades da nova linha TGX, contada pelo diretor do Grupo Servopa, Roger Pedroso e pelo gerente regional Sul da MAN, Carlos Rocca. Os convidados também foram recepcionados pelo gerente de Servopa Caminhões, Clóvis Muller e por Marco Antonio, gerente regional do Banco Volkswagen.
“Com os novos cavalos mecânicos, passamos a oferecer uma gama completa de produtos, com modelos de 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total combinado, reforçando ainda mais o conceito sob medida que nos consagrou nesses 30 anos de mercado”, disse Carlos Rocca.
Para conhecer a nova linha de caminhões extrapesados TGX Man “Made in Brazil”, na concessionária Servopa Caminhões e Ônibus, em Curitiba, situada na Rodovia BR 116, nº 21.130, no CIC. Mais informações no site www.servopacaminhoes.com.br.