Ford Focus: chegada da linha 2013
Para a Ford, a razão desse crescimento é motivada pelo conjunto oferecido pelo Focus, entre design, nível de equipamentos e custo-benefício. “O cliente desse segmento aprecia atributos como prazer de dirigir associado à esportividade e conforto apresentados por nosso carro médio, o que eleva a lealdade pelo Focus”, destaca Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.
Linha 2013
A linha 2013 do Focus, nas carrocerias hatch e sedã, mantém suas características principais, mas atualiza a certificação do ano-modelo, fator importante na comercialização. Ela oferece as versões 1.6 Flex GL e GLX e 2.0 Flex GLX e Titanium, estas últimas com a opção de câmbio automático seqüencial. Tem duas opções de motores – o Sigma 1.6 16V Flex, de 115 cv com etanol e 109 cv com gasolina, e Duratec 2.0 16V Flex, de 148 cv com etanol e 143 cv com gasolina – ambos com bloco, cabeçote e pistões de alumínio. A suspensão traseira independente tipo “multilink”, com barra estabilizadora, é outro diferencial que marca o seu compromisso de conforto e estabilidade.
De acordo com a Ford, o Focus é um automóvel que oferece de série, equipamentos como: ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, “airbag” duplo, alarme, computador de bordo com controle na coluna de direção, CD-player/MP3 com entrada auxiliar e RDS, volante em couro com insertos cromados, aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição, ajuste de altura dos faróis, luz de neblina traseira, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16.
Nas versões 2.0, oferece também bancos de couro, botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado automático e digital com dupla zona, som “Premium” com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio na coluna de direção, piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento.
Maurício Miyake, gerente de Vendas da Ford afirma que “No acumulado do primeiro semestre de 2012, o Focus Hatch fechou com 19,5% de participação – um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o mesmo período de 2011. O desempenho do modelo contrasta com os números totais do segmento de “hatches” médios, que apresentou uma queda”.