Novo Série 3 chega ao Brasil
Salienta a marca alemã que tentou dar ao Série 3 um visual mais agressivo. Os faróis agora têm um desenho afilado que se comunica com a tradicional grade em formato de rim duplo. A carroceria apresenta linhas mais limpas do que as vistas no carro anterior, sem os vincos exagerados da época na qual os BMW eram desenhados pelo projetista Chris Bangle.
AS MUDANÇAS
O conjunto mecânico passou por aprimoramentos para melhorar seu comportamento dinâmico. O comprimento total do carro cresceu 93 milímetros e a distância entre-eixos aumentou em 50 mm. A idéia era tornar o sedã mais estável e previsível em curvas, além de melhorar o espaço interno. As versões 328i estréiam um motor de quatro cilindros 2.0, com turbo, capaz de render 245 cavalos.
A melhor característica desse propulsor, entretanto, está no fato de que o torque máximo de 35 kgfm surge aos 1.250 rpm e tem uma curva plana, garantia de boas retomadas na estrada e agilidade extra no trânsito. O 335i possui um motor seis cilindros em linha 3.0 turbo debaixo do capô, que rende 306 cv e 40 kgfm de torque E a versão de entrada 320i, por sua vez, vem com o mesmo motor do 328i, porém com uma calibragem mais mansa para render 180 cv.Usam um câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas, que faz com que o carro, quando não exigido, trabalhe sempre na menor rotação possível, o que auxilia na economia de combustível.
Entre os itens de segurança há 8 “airbags”, freios ABS e sistema de controle dinâmico de estabilidade (DSC), que analisa 18 parâmetros distintos para corrigir possíveis “barbeiragens” dos motoristas.
No Brasil, o Série 3 modelo 2012 será oferecido, primeiramente, em duas versões, uma intermediária, a 328i, e a topo de linha 335i. Os preços partem de R$ 171,4 mil. A versão de entrada, 320i, chegará somente em agosto, por cerca de R$ 130 mil, e deverá ser responsável pela maior parte no “mix” de vendas. A 328i engloba quatro carros diferenciados pelo nível de acabamento: 328i (R$ 171.400), 328i Sport Line (R$ 189.700), 328i Luxury Line (R$ 212.950) e 328i Plus (R$ 229.950). A topo de linha 335i (R$ 294.950), mais potente e luxuosa, estréia nos próximos meses. O novo Série 3 deverá disputar mercado com dois rivais bem conhecidos no Brasil, o M-Benz Classe C e o Audi A4.
Dentre os dois, o que mais incomoda o carro da marca bávara, em termos de vendas, é o Mercedes, que tem desempenho de mercado praticamente idêntico ao do BMW. O Série 3 tem extrema importância para a BMW em todo o mundo, tendo vendido 12 milhões de unidades desde a sua estréia, em 1975.