MINI anuncia produção do Clubvan
Entre 1960 e 1982 a montadora britânica, antes de ser adquirida pelo grupo alemão, produziu o MINI Van. Baseado no Clubman, a versão “esticada” do tradicional Cooper, o agora Clubvan é uma opção para quem quer misturar negócios com estilo, algo que qualquer carro da MINI tem de sobra. O modelo adaptado para o trabalho, sacrificou a fileira de bancos na traseira em nome de um “senhor” porta-malas com 860 litros de capacidade volumétrica.
O Clubvan de acordo com números da MINI, pode comportar uma carga com 115 centímetros de comprimento e 102 cm de altura. Pode ser uma caixa com um enorme bolo de casamento ou quem sabe um cachorro, como sugere a montadora nas fotos mostradas com um veículo desenvolvido para “pet-shops” (ele tem até um globo de discoteca no teto). Se necessitar de mais espaço o banco do passageiro pode ser deslocado até o painel e liberar mais 84 cm de comprimento. O bagageiro do Clubvan tem capacidade para até 500 kg carga, informa a fabricante.
Para acesso ao porta-malas se utiliza as mesmas portas de abertura dividida do Clubman ou então pela “Clubdoor”, a pequena porta suicida (de abertura contrária a convencional) somente ao lado do passageiro.Seu assoalho conta com um revestimento de alumínio sólido e uma grade que separa os compartimentos do veículo, além de ganchos de amarração e uma tomada de 12V na traseira.
A “Van” de 3,96 metros de comprimento e 1,68 m de largura segue o mesmo “line-up” de motores do MINI hatch com as versões “One”, “Cooper”, com motores 1.6 a gasolina, e “Cooper D”, este com motorização turbodiesel. Há também a possibilidade de equipar o Clubvan com câmbio automático seqüencial de 6 marchas e até sistema “Auto Start/Stop”, que desliga o motor automaticamente em paradas curtas, como situações de semáforo fechado ou trânsito pesado, e volta a ligá-lo quando o pedal do freio é aliviado pelo motorista.