Jetta Variant 2012: requintado e seguro
Depois de uma semana de convivência com o Jetta Variant 2.5, formarmos opinião sobre a perua média da Volkswagen, tais como: impressões ao dirigir na cidade e na estrada, comportamento dinâmico, consumo, conforto e oferta de equipamentos. A Volkswagen acertou ao compartilhar a frente do Golf IV com o Jetta. O resultado foi bom para o exterior do veículo, que ficou muito bonito, e bem desenhado.
Ao entrar e sentar no banco do motorista, a posição de dirigir agrada com um banco que envolve bem quem dirige. O volante com os devidos ajustes fica na posição correta e o acesso aos comandos é muito bom. Enfim ótima ergonomia. Sua visibilidade é boa, mas com limitações na traseira por ser um SW. Mas para facilitar, as manobras de marcha a ré contam com a ajuda da câmera auxiliar de estacionamento e ainda dos sensores dianteiros e traseiros, sem contar que o modelo é dotado ainda do “Park Assist 1” para as manobras de estacionamento.
O carro acabou nos surpreendendo pela boa ergonomia, conforto, ótimo acabamento, lista de equipamentos e principalmente pelo comportamento dinâmico exemplar que proporciona muito prazer ao dirigir. O conforto é grande, tanto para quem esta dirigindo ou passeando como passageiro. Ela oferece bom espaço para todos. E seu teto panorâmico aumenta a sensação de espaço dentro do carro. O painel utiliza plástico emborrachado agradável ao toque.
Em termos de segurança, o Jetta Variant dá um “show”. São 6 “airbags” (frontais, laterais e de cortinas), freios com ABS, EBD e BAS.
O novo Jetta Variant tem um propulsor robusto, com uma curva de torque) bastante plana. Sua unidade de força (motor 2.5 20v de cinco cilindros desenvolve 170 cv de potência a 5 mil rpm e 24,5 kgfm a 4.250 rpm. O câmbio é automático, um Tiptronic de seis velocidades, com opção de trocas por intermédio de borboletas atrás do volante. Este conjunto mecânico leva o Jetta Variant de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e à máxima de 205 km/h. Andar na estrada com a “station wagon” da Volks foi um conforto só.
Nas curvas, o carro é muito estável, faz curvas sem muitas dificuldades, devido à ótima suspensão. E seu potente motor permite que se faça ultrapassagens seguras, e não decepciona nem um pouco quem gosta de acelerar. No entanto, é preciso controlar muito bem a pressão do pé no acelerador para conseguir uma média de consumo aceitável. O novo Jetta Variant 2012 é um carro de requinte elevado, e com ótimo acabamento. Uma boa “sacada” da Volkswagen, que oferece aos consumidores uma “station wagon” para uso familiar, moderna, segura e potente.
FICHA TÉCNICA Jetta Variant 2012
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9s
Velocidade máxima: 201 km/h
Motor
Cilindrada: 2.480 cm³
Potência líquida máxima: 170 cv – 5.800 rpm
Torque líquido máximo: 24,5 kgfm – 4.000 rpm
Freios
Dianteiros: disco ventilado
Traseiros: disco
Principais Dimensões
Comprimento: 4.534 mm
Distância entre eixos: 2.578 mm
Largura: 1.781 mm
Altura: 1.487 mm
Transmissão:Tiptronic de 6 velocidades
Rodas: 7J x 17
Pneus: 225/45 R17
Reservatório de combustível: 55 litros
PREÇOS SUGERIDOS
Preço inicial: R$ 85.990,00 (base)
Preço com todos os itens opcionais e pintura perolizada: R$ 103.710,00