Chevrolet Spin chega ao mercado
O visual do Spin reproduz traços do Cobalt, como as linhas e os volumes que deixam as caixas de roda mais massudas. A dianteira tem robustez de utilitário, mas na traseira a GMB procurou garantir espaço vertical para o bom aproveitamento dos sete lugares, e com lanternas pequenas. A van Spin mede 4,36 metros, e sua altura é de 1,66 metro, independentemente da quantidade de lugares.
Seu interior é semelhante ao do Cobalt. E a GM como fez em seus novos modelos, o equipou com instrumentos digitais: a tela que reúne velocímetro, marcador de combustível e computador de bordo é a mesma usada no sedã e na gama Sonic (o conta-giros, analógico, é diferente nos três modelos). Painéis de porta e revestimento dos bancos seguem o mesmo padrão do utilizado no sedã. O porta-malas carrega 710 litros na versão de 5 lugares e 553 litros na de 7 ocupantes. Nesse caso, com os bancos da terceira fileira em uso, a capacidade cai para 162 litros.
De série a versão LT traz: ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, enquanto rodas de liga leve e CD player são opcionais – e de série na LTZ. Essa topo de linha se diferencia por trazer volante com comandos do rádio, retrovisores externos elétricos e computador de bordo como equipamentos de fábrica. Câmbio automático, “cruise control” e pintura metálica são opcionais nas duas versões. Assim como no Cobalt, não há bancos em couro.
Assim como o Cobalt, o Spin é (neste primeiro momento), um carro novo com motor velho. O sedã é vendido com propulsor 1.4, e a minivan estréia com motor 1.8. Apesar de ajustes na calibragem, são velhos conhecidos da gama Chevrolet, tanto que vêm batizados de Econo-Flex. O motor da Spin entrega 106 cv de potência com gasolina ou 108 cavalos com etanol a 5.400 rpm. O torque máximo é de 16,4 kgfm com gasolina e 17,1 kgfm com etanol a 3.200 rpm, mas de acordo com engenheiros da GM, 90% da força está disponível entre 2.500 e 4.700 giros. Os câmbios disponíveis são manual de cinco marchas (o mesmo usado no Cobalt) e automático de seis marchas, semelhante ao utilizado no Sonic, com opção de trocas manuais. O Spin deve aposentar a Meriva e Zafira.
Preços sugeridos do Spin: Spin LT – cinco lugares M/T (cinco marchas): R$ 44.590; Spin LT – cinco lugares: R$ 45.990; Spin LT – cinco lugares A/T (seis marchas): R$ 49.690; Spin LTZ – sete lugares M/T: R$ 50.990 e Spin LTZ – sete lugares A/T: R$ 54.690.